Você está visualizando atualmente Atendendo reivindicações do Sinter, governo anuncia pagamento de pendências com trabalhadores em educação que totalizam cerca de 10 milhões.

Na tarde desta terça-feira, 27/09, reunido representantes da direção do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima), o secretário estadual de Educação, Nonato Mesquita, informou que, atendendo reivindicações antigas do sindicato, o governo irá pagar na próxima terça-feira, dia 04/10, o montante de cerva de 10 milhões de reais, referentes a retroativos de Verbas Rescisórias e RRA (Rendimento Recebido Acumuladamente), a professores e servidores técnicos do quadro efetivo da Secretaria Estadual de Educação.

Nonato explicou que esses valores são devidos aos servidores ativos que aguardam pagamentos desde o ano de 2007. E ao todo serão contemplados 1.086 servidores da Educação. Ele fez questão de reconhecer o trabalho do Sinter, em cobrar os direitos dos trabalhadores em educação. “Hoje podemos dar essa boa notícia aos dirigentes do Sinter e aos demais integrantes da categoria.

Vamos quitar um débito histórico com esses trabalhadores e cuja reivindicação sempre esteve na pauta de reivindicações do sindicato. Isso está sendo possível em função da política de valorização do servidor público, que vem sendo praticada pela atual gestão, após conquistar o equilíbrio financeiro e econômico do Estado”, fez questão de ressaltar Nonato Mesquita.

Por sua vez, a diretora-geral do Sinter, Josefa Matos, disse o anúncio do pagamento desses direitos por parte do governo, é fruto do trabalho do sindicato que tem sido incansável em cobrar os direitos da categoria seja pelo caminho do diálogo, da política, pelas vias administrativas e também, quando necessário, pela via judicial.

“O anúncio oficial desse pagamento feito diretamente ao Sinter é uma forma de mostrar a seriedade e a credibilidade do nosso trabalho em defesa dos direitos dos nossos sindicalizados. É uma importante conquista para os 1.086, trabalhadores que serão contemplados e uma certeza para o restante da categoria, que podem confiar no trabalho que estamos realizando à frente do Sinter em defesa dos nossos professores e técnicos indistintamente!, afirmou Josefa Matos.

Ainda falando com os dirigentes do Sinter, Nonato Mesquita disse que os professores e servidores da educação vão receber valores retroativos referentes a abono de permanência, adicional de insalubridade e penosidade, salário família, verbas rescisórias sobre exoneração, indenização à gestante, licença prêmio, dias trabalhados, férias, vacância e gratificação natalina devidas entre os anos de 2007 a 2021.

“Além disso, os professores receberão valores referente ao RRA, relacionados à abono de férias, abono de faltas, abono pró- funcionário, gratificação natalina, adicionais de interiorização, qualificação e de substituição, vencimentos comissionados, GID e GIDAE, além de diferença de enquadramentos”, disse o titular da SEED.