XV Congresso do Sinter será em agosto, com o tema “Educação emancipadora e as novas tecnologias pós-pandemia”

De acordo com a decisão da maioria dos presentes na assembleia geral extraordinária do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), realizada na última quarta-feira, 20/04, a data de realização do XV Congresso dos Trabalhadores em Educação de Roraima será nos dias 11, 12 e 13 de agosto do corrente ano. Anteriormente o evento estava programado para o dia 13 de maio.

Além da alteração da data do Congresso, a Assembleia também deliberou sobre o tema do evento, sendo a única opção apresentada acolhida pela maioria dos presentes, “Por uma Educação emancipadora e as novas tecnologias pós-pandemia”.

De acordo com o professor Jefferson Dantas, que responde interinamente pela direção-geral do Sinter, a mudança da data do Congresso foi necessária, tendo em vista que a data agendada no calendário escolar foi reservada apenas para um dia, quando tradicionalmente o evento acontece em três dias.

Foram vários os fatores analisados pela manutenção da data em maio ou transferência para agosto e, ao final, a maioria aprovou a realização do nosso Congresso para o mês de agosto. Agora vamos trabalhar para incluir a nova data no calendário anual escolar”.

Segundo ele, em função da pandemia e dos procedimentos de distanciamento social a ideia inicial era realizar o Congresso apenas com os delegados de base. Entretanto, como já houve a flexibilização para as exigências preventivas impostas no combate à proliferação do Coronavirus, o evento será aberto para a participação de todos os trabalhadores desde que façam suas inscrições com a devida antecedência.

Com a definição da nova data e do tema, a direção do Sinter vai dar continuidade à organização do XV Congresso e na medida do andamento dos trabalhos, dará ampla publicidade para os sindicalizados e para a sociedade em geral, como sempre tem feito”, destacou Jefferson Dantas.