Sinter realiza Workshop de Oratória para sindicalizados e dirigentes nesta sexta-feira, 10/06/2022

Com o objetivo de facilitar a comunicação verbal e não verbal dos dirigentes sindicais e trabalhadores em educação sindicalizados, o Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima) realiza nesta sexta-feira, 10/06, um workshop de Oratória.

O evento que será realizado gratuitamente na sede da entidade sindical, terá duas
turmas, uma pela manhã, iniciando às 8 horas, e outra de tarde, iniciando às 14 horas. E será ministrado pelo representante da maior agência de oratória da América Latina, Voc2you, através de uma parceria com o Sinter, com o palestrante Wendel Oliveira.

Conforme o instrutor, o evento será ministrado através de uma metodologia participativa, com atividades teóricas e práticas, e abordagem sobre a capacidade da leitura não verbal, capacidade de gerar um relacionamento, de saber dar e reconhecer feedbacks, além da importância de trabalhar as técnicas de oratória no processo ensino-aprendizagem.

Segundo Wendel Oliveira,, muitas vezes o trabalhador em educação tem muito conteúdo mas não consegue passar para a frente. “Eu costumo dizer que normalmente, por exemplo, em universidades temos muitos PHDs que não conseguem passar o conteúdo, fala, fala e o aluno não entende, porque o conteúdo por si só não garante resultado, pois a comunicação depende de alguns fatores, verbal e não verbal, da forma como vc gesticula, movimenta, tom da voz, dentre outros fatores que vamos aprofundar, tirar dúvidas e aprender fazendo”, ressaltou o palestrante.

Segundo a diretora-geral do Sinter, Josefa Matos, a oferta dessa atividade sobre Oratória para os sindicalizados faz parte de uma estratégia visando contribuir com a formação profissional dos trabalhadores em educação, lembrando que recentemente o sindicato ofertou um evento para discutir o bom uso da voz.

“Além da formação sindical que estamos propiciando aos nossos sindicalizados, tambem queremos contribuir com a formação profissional sob alguns aspectos. E estamos fazendo isso através de algumas parcerias que estamos efetivando, sempre visando o bem-estar de nossa base sindical”, explicou.

Por sua vez, o diretor do departamento de Saúde e atividades sociais do Sinter, Shigeak Alves, disse que a estruturação da rede de aperfeiçoamento profissional expande a atuação dos profissionais da educação, ampliando consideravelmente seu bem viver e consolida a sua performance no desenvolvimento por meio de sua atuação profissional, qualificando consideravelmente o ensino público onde atuam.

“Pensar diretrizes formativas e continuadas, envolve todos os trabalhadores e trabalhadoras em atmosfera de inovação permanente, atribuindo excelência às instituições de ensino pública de onde a maioria dos sindicalizados e sindicalizadas atuam diariamente”, ressaltou, Shigeaki Alves.