Sinter pretende reunir com governador e titular da SEED para discutir pautas da categoria

5 de junho de 2020 0 Por Pablo Sérgio

Diante das inúmeras denúncias que o sindicato vem recebendo em relação a situação de risco de contrair a Covid-19, na qual estão trabalhando os técnicos educacionais e uma parcela dos professores que são obrigados a realizar suas atividades profissionais de maneira presencial em escolas da rede estadual de ensino, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter) protocolou ofício solicitando uma reunião com o governador Antônio Denarium e com a secretária estadual de Educação, Leila Perussolo, para tratar do assunto.

A preocupação da direção da entidade sindical tem sido com a propagação do vírus entre os profissionais da educação, já que desde o início da pandemia até ontem, 04/06, 18 trabalhadores em educação faleceram vítimas de Covid-19.

De acordo com Flávio Bezerra, diretor geral do Sinter, o sindicato tem recebido muitas denúncias de que os gestores escolares estão forçando os trabalhadores a ficarem em situação de risco, mesmo com a proliferação do vírus entre os que integram a categoria, com agravante para as escolas das comunidades indígenas.

“Temos recebido relatos de que trabalhadores em educação continuam trabalhando sem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e muitos dos quais contraíram a Covid-19 no exercício da profissão. E que em alguns casos, mesmo profissionais considerados de risco estão sendo obrigados a se fazer presente nas escolas, nas suas variadas funções. Queremos resolver essa situação o quanto antes, pois com vidas não se brinca”, ressaltou Flávio Bezerra.

Além do item acima, Flávio Bezerra disse que o Sinter pretende também discutir com o governador e a titular da SEED, os seguintes pontos de pauta: Aposentadoria – Aceleração no processo; Progressões – Possibilidade de concessão de progressões frente às aposentadorias concedidas; Cancelamento dos Títulos Estrangeiros – Possibilidade de prorrogação dos pagamentos durante a pandemia; Plano de Carreira dos Técnicos Educacionais – Criação da comissão para dar início aos trabalhos do PCCR-TEC.

“Esperamos que a nossa solicitação seja atendida o mais rápido possível para que possamos resolver essas questões de interesse da categoria, já que muitos pontos de nossa pauta há muito aguardam soluções práticas”, ressaltou Flávio Bezerra.