Sinter participa de evento em homenagem ao centenário de Paulo Freire, em Pernambuco

Representantes sindicais da educação de todo o país se reuniram para comemorar os 100 anos do patrono da educação brasileira

Neste domingo, 19, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (SINTER) marcou presença no evento em comemoração ao centenário de Paulo Freire, pedagogo e filósofo considerado patrono da educação no Brasil. A cerimônia ocorreu na capital pernambucana de Recife, cidade natal do pensador.

O evento, promovido pela Campanha Latinoamericana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, reuniu organizações sindicais, movimentos populares e entidades não governamentais.

Diretoras do Sinter, Josefa Matos e Antônia Pedrosa participam do evento em alusão aos 100 anos de Paulo Freire

Para a diretora-geral do Sinter, Josefa Matos, que está presente na comemoração, a união dos sindicatos nacionais que trabalham em prol da educação no centenário de Paulo Freire é importante para o fortalecimento do ensino no país.

“Fomos convidados pela Universidade Federal de Pernambuco e está sendo um privilégio comemorar os 100 anos do maior educador do Brasil junto a outros sindicatos do país. Paulo Freire lutou para que a educação se transformasse em um instrumento de libertação. Hoje nós também estamos aqui para defender nosso ensino”, destacou Josefa.

A programação iniciou por volta das 9h com a realização de um ato político e cortejo em defesa ao legado de Paulo Freire. Ao final, grupos de maracatus, cordelistas, religiosos e artistas se apresentaram. A partir das 18 horas foi transmitida uma live especial com a apresentação do cantor Alceu Valença. Flores e cartões com frases de educador foram distribuídos.

“Diante de tantos ataques, o povo brasileiro precisa valorizar mais a educação, os educadores. Como disse Paulo Freire, a educação muda as pessoas e elas transformam o mundo. Eu acredito que a pandemia nos esclareceu muito sobre a importância do educar”, analisou Josefa.

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 na cidade de Recife, Pernambuco e faleceu em 2 de maio de 1997. O pedagogo e filósofo, nomeado patrono da educação no país, é o brasileiro mais homenageado da história e é criador de um método inovador de alfabetização, que ensinava com base na experiência de vida e no cotidiano dos alunos com objetivo de despertar neles uma consciência crítica sobre a sociedade.  Paulo Freire se tornou conhecido no Brasil e no mundo por acreditar que a educação é um fator gerador de transformação e liberdade.

Reportagem: Adriã Galvão
Foto: AsCom Sinter