Sinter participa de evento em homenagem ao centenário de Paulo Freire, em Pernambuco

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Representantes sindicais da educação de todo o país se reuniram para comemorar os 100 anos do patrono da educação brasileira

Neste domingo, 19, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (SINTER) marcou presença no evento em comemoração ao centenário de Paulo Freire, pedagogo e filósofo considerado patrono da educação no Brasil. A cerimônia ocorreu na capital pernambucana de Recife, cidade natal do pensador.

O evento, promovido pela Campanha Latinoamericana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, reuniu organizações sindicais, movimentos populares e entidades não governamentais.

Diretoras do Sinter, Josefa Matos e Antônia Pedrosa participam do evento em alusão aos 100 anos de Paulo Freire

Para a diretora-geral do Sinter, Josefa Matos, que está presente na comemoração, a união dos sindicatos nacionais que trabalham em prol da educação no centenário de Paulo Freire é importante para o fortalecimento do ensino no país.

“Fomos convidados pela Universidade Federal de Pernambuco e está sendo um privilégio comemorar os 100 anos do maior educador do Brasil junto a outros sindicatos do país. Paulo Freire lutou para que a educação se transformasse em um instrumento de libertação. Hoje nós também estamos aqui para defender nosso ensino”, destacou Josefa.

A programação iniciou por volta das 9h com a realização de um ato político e cortejo em defesa ao legado de Paulo Freire. Ao final, grupos de maracatus, cordelistas, religiosos e artistas se apresentaram. A partir das 18 horas foi transmitida uma live especial com a apresentação do cantor Alceu Valença. Flores e cartões com frases de educador foram distribuídos.

“Diante de tantos ataques, o povo brasileiro precisa valorizar mais a educação, os educadores. Como disse Paulo Freire, a educação muda as pessoas e elas transformam o mundo. Eu acredito que a pandemia nos esclareceu muito sobre a importância do educar”, analisou Josefa.

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 na cidade de Recife, Pernambuco e faleceu em 2 de maio de 1997. O pedagogo e filósofo, nomeado patrono da educação no país, é o brasileiro mais homenageado da história e é criador de um método inovador de alfabetização, que ensinava com base na experiência de vida e no cotidiano dos alunos com objetivo de despertar neles uma consciência crítica sobre a sociedade.  Paulo Freire se tornou conhecido no Brasil e no mundo por acreditar que a educação é um fator gerador de transformação e liberdade.

Reportagem: Adriã Galvão
Foto: AsCom Sinter