Sinter lança memorial em homenagem aos trabalhadores em educação falecidos em 2020

15 de outubro de 2020 Off Por Pablo Sérgio

Como parte da programação pela passagem do Dia do Professor – celebrado nesta quinta-feira, 15/10, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter) criou um memorial eletrônico em memória dos trabalhadores em educação de Roraima falecidos em 2020. O memorial está instalado no site da entidade sindical no seguinte endereço:  https://sinterroraima.com.br/

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o ano de 2020 tem sido marcado por uma quantidade excessiva de trabalhadores em educação falecidos por causas diversas, mas com acentuado número por Covid-19. Em função disso, a direção do Sinter decidiu prestar uma homenagem póstuma para todos que faleceram no decorrer do ano, mesmo para os que não eram sindicalizados.

De acordo com a diretora geral do Sinter, Josefa Matos, apesar de já estar liberado para o acesso ao público, o memorial está em construção aberto para receber o histórico individual de cada trabalhador ou trabalhadora em educação que faleceu em 2020. Segundo levantamento inicial da direção do Sinter, em 2020 já foram mais de 40 trabalhadores em educação falecidos.

“Nós da educação somos uma grande família e sendo o Sinter o maior sindicato representativo da categoria, avaliamos que deveríamos fazer essa homenagem permanente para tantos profissionais da educação roraimense que nos deixaram de maneira precoce. Tivemos profissionais idosos, aposentados, e profissionais que estavam com toda a vitalidade procurando fazer a diferença em seus locais de trabalho. E como sinal de respeito, de consideração, de carinho estamos fazendo esta homenagem permanente para que não nos esqueçamos de nenhum deles”, destacou Josefa matos.

Sobre a festa que tradicionalmente o Sinter realiza em homenagem aos professores, Josefa Matos lembrou que desde o início do mandado do professor Flávio Bezerra da Silva (falecido em setembro) como diretor geral do Sinter, anualmente a direção vinha realizando uma festa em homenagem aos professores, mas este ano em função da pandemia a festa presencial não será realizada.

Entretanto, a direção do Sinter deliberou por realizar uma live – transmitida através das redes sociais – dedicada aos trabalhadores sindicalizados com o objetivo de celebrar as datas em homenagem aos professores, aos técnicos educacionais e também aos servidores públicos. A hora e a programação da live ainda será anunciada pelos dirigentes da entidade sindical.