Mais 218 professores são enquadrados através da ação judicial impetrada pelo Sinter

No início da tarde desta sexta-feira, 12/03, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter) anunciou o enquadramento de mais 218 professores, através da ação judicial impetrada pela entidade sindical.
Conforme a ação ganha pelo Sinter, além do enquadramento os beneficiados terão o direito de receber o valor do retroativo desde a data do requerimento protocolado até a data de efetivação da decisão judicial. Retroativo este que deverá ser calculado e pago, conforme determina a ação e com base nos procedimentos jurídicos e administrativos necessários e que o sindicato irá acompanhar de perto o desenrolar disso.
Segundo o Sinter, estão sendo enquadrados os professores que optaram pelo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima – PCCREB, com 30 e 40 horas semanais.
A publicação do cumprimento da decisão judicial por parte da Secretaria Estadual de Educação (SEED) consta na Edição N°: 3918 do Diário Oficial do Estado, datado do 11 de março de 2021, com a relação dos nomes e respectivas cargas horárias.
Para a diretora geral do Sinter, Josefa Matos, o cumprimento da decisão judicial favorável aos trabalhadores em educação sindicalizados é apenas o resultado do trabalho sério, responsável e transparente que o sindicato vem realizando em favor da categoria.
“Esse enquadramento é uma conquista merecida dos trabalhadores da rede estadual de ensino e nós do Sinter, desde o início, vínhamos empenhados para garantir esse direito. Primeiro buscamos resolver pela via administrativa, depois apelamos para a via política e no final só nos restou ingressarmos em 2017 com a ação judicial vitoriosa, que garante o direito do enquadramento e do recebimento do retroativo numa mesma ação”, afirmou Josefa Matos.
Por sua vez o diretor jurídico do Sinter, Jefferson Dantas, lembrou que nos últimos anos todas as vezes que existe demandas judiciais de interesse da categoria, algumas pessoas circulam nas escolas prometendo mundos e fundos, falando mal da entidade sindical e por fim oferecendo serviços caros para que os trabalhadores em educação consigam garantir seus direitos.
“Infelizmente alguns professores se envolvem emocionalmente com campanhas de ataques contra a sua própria entidade sindical e deixam de seguir as orientações do seu sindicato. Mas como dizem, o tempo é o senhor da razão. Foi assim na questão do 1/3 de férias e também na questão do enquadramento. E nossa melhor resposta é apresentar o resultado positivo para cada trabalhador que confiou no Sinter. Em breve estaremos anunciando mais uma lista de novos enquadrados, pois nós estamos trabalhando”, declarou Jefferson Dantas.