Durante dois dias, dirigentes do Sinter participam de encontro de formação sindical

13 de fevereiro de 2020 0 Por Pablo Sérgio

Sob a coordenação do departamento de Formação Sindical, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter) realiza hoje e amanhã, 13/14, o primeiro encontro de formação para dirigente sindical da direção eleita e empossada no final do ano passado.
O evento acontece no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima (Sindsep/RR) e tem como finalidade contribuir com a formação da política sindical dos dirigentes do Sinter, visando a integração e a definição de diretrizes de ação conjunta que fortaleçam as ações da diretoria em defesa dos sindicalizados e das sindicalizadas, sejam trabalhadores e trabalhadoras em educação federais ou estaduais.
O encontro está sendo ministrado por Tácito Pereira dos Santos, através da Escola de Formação Sindical Chico Mendes na Amazônia e na oportunidade os dirigentes do sindicato estarão refletindo sobre: valores de uma prática militante; os novos movimentos sociais: anos 70 e 80 no Brasil; principais desafios colocados para o Movimento Sindical; estudo do Ministério da Economia sobre Programa Verde Amarelo e a segurança dos trabalhadores nas medidas impostas pelo atual governo federal.
Segundo a diretora do departamento de formação sindical do Sinter, Cheiliana Lima, é proposta da atual direção do sindicato intensificar a contribuição com a formação política sindical de seus dirigentes e também da base.
“Por isso fizemos um calendário de reuniões formativas para os nossos dirigentes, com a realização de alguns encontros mais amplos para aprofundar algumas temáticas e vamos intensificar essa formação nos encontros dos representantes das escolas. Queremos que nossas lideranças tenham a clareza política do que a classe trabalhadora enfrenta nos dias atuais e juntos definirmos nossas estratégias de atuação que vise o fortalecimento da luta sindical em defesa de nossa categoria”, ressaltou Cheiliana Lima.
Tácito Pereira, por sua vez ressaltou a importância dos dirigentes sindicais conseguirem um tempo especifico para a reflexão política sob a ótica da teoria com a prática e na construção diária de mecanismos de defesa da classe trabalhadora.
“Em nome da Escola de Formação Sindical Chico Mendes na Amazônia, parabenizo a direção do Sinter pela iniciativa de realizar esse momento de reflexão, de debate, de integração e de estudo, que muito vai ajudar no trabalho que pretende realizar no decorrer do mandato. A metodologia que iremos utilizar durante o encontro será participativa e na qual trabalharemos com referenciais teóricos, mas também com base na realidade de cada um”, fez questão de ressaltar Tácito Pereira.