Diretores do Sinter se reúnem com chefe da Casa Civil para discutir reposição salarial dos trabalhadores em Educação

Profissionais da Educação do Estado de Roraima estão sem correção no pagamento desde 2016

Na manhã desta quarta-feira, 7, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter)se reuniu com o chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, para discutir a reposição salarial dos profissionais da área. A categoria está sem a correção do pagamento desde 2016.

Na oportunidade, a diretora-geral do Sinter, Josefa Matos, ressaltou a necessidade da reposição salarial dos servidores da Educação estadual de forma urgente, tendo em vista o aumento do custo de vida nos últimos anos.

“Nós, trabalhadores da educação de Roraima, estamos sem reajuste salarial há cinco anos e precisamos lutar por nossos direitos. Após a reunião de hoje, o Sinter está esperançoso, pois o chefe da Casa Civil deixou bem claro que vai ter a reposição salarial.”, destacou.

Durante a reunião, o chefe da Casa Civil afirmou que a reposição salarial dos profissionais entrará na proposta orçamentária do Estado ainda este ano, mas não informou a porcentagem do reajuste. Segundo Flamarion, a medida deve ser analisada até agosto de 2021.

“Vai ter o reajuste. O Estado só não pode afirmar ainda o percentual da reposição, pois depende de uma análise orçamentária mais profunda para o pagamento. Antes de tudo, precisamos dar a garantia que o Governo terá condições de beneficiar todos os trabalhadores da Educação com o reajuste”, disse.

Também estiveram presentes na reunião a diretora do departamento dos técnicos educacionais do Sinter, Leonilde Lima, e a diretora do Departamento Indígena, Cassideny Cezário Oliveira, que reafirmaram a necessidade da reposição salarial dos servidores do Executivo, uma vez que a defasagem salarial é preocupante.

Ainda durante a reunião, o diretor do Departamento dos Professores Estaduais, Valdemar José da Silva, pediu ao representante do Governo que demandasse mais atenção às reivindicações dos servidores do Executivo. A diretora-geral afirmou ainda o compromisso do Sinter na defesa dos direitos dos trabalhadores em educação.

Essa não é a primeira vez que o Sinter busca o Poder Público para discutir a pauta. Recentemente, o Sindicato abriu uma ação judicial solicitando o reajuste salarial dos profissionais em 4,5%. O pedido foi negado pela justiça.

“Mesmo após termos a solicitação negada pela justiça, o Sinter buscou outras alternativas junto ao Poder Executivo para solucionar o problema. Hoje nos reunimos com o Chefe da Casa Civil e recebemos um resultado positivo, mas vamos continuar acompanhando de perto a pauta para garantir que nossos trabalhadores recebam o que é de direito”, concluiu a diretora-geral.

Texto e fotos: Adriã Galvão