Seja bem-vindo

Horário de funcionamento:

Seg-Sexta
8hs às 12hs
14hs às 18hs

Fale conosco


95) 3623-0487
faleconosco@sinterroraima.com.br

Sinter

Sinter

A direção do Sinter esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 25, com a governadora Suely Campos e professores da base, para tratar de assuntos relativos às demandas dos trabalhadores em Educação de Roraima.

No encontro, foram tratados assuntos referentes ao enquadramento dos docentes, ano letivo, enquadramento, retroativos, calendário de pagamento e potaria de regulamentação da hora atividade. Entre os pontos acordados, ficou definido que o pagamento dos servidores efetivos da educação será feito até o primeiro dia útil subsequente ao mês trabalhado e que na terça feira ás 15 horas haverá uma reunião na SEED para estudar mudanças na portaria. Os demais pontos foram discutidos após uma apresentação que demonstrou a realidade financeira da educação e não houve avanços.

O presidente do Sinter, Flávio Bezerra, fez uma avaliação da reunião. “Tínhamos uma extensa pauta. Na semana que vem iremos discutir a portaria que regulamenta a hora atividade, e futuramente para saber como se dará o enquadramento dos professores já que é de nosso conhecimento a crise pela qual o Estado está atravessando mas, há uma Lei e ela tem que ser cumprida: O ENQUADRAMENTO É PARA TODOS", explicou.

O secretário de Educação e Desporto, José Gomes da Silva, destacou que a Secretaria está sempre à disposição da categoria para dar esclarecimentos. “Foi um reunião proveitosa, onde apresentamos toda a realidade financeira da Educação, como o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], as despesas e o planejamento para 2018”, pontuou.

No ano de 2009 o Sinter ajuizou ação referente ao calculo do valor do 1/3 de férias dos trabalhadores em educação estaduais e no ano de 2014 a causa foi decidida em favor da entidade, com a justiça solicitando fichas financeiras para o calculo de valores.

Entretanto, em um dos processos houve um equívoco por parte do judiciário e essa decisão penalizou a entidade em sua atribuição fundamental: sua legitimidade da representação da categoria dos trabalhadores em educação.

Imediatamente o Departamento Jurídico (atualmente na responsabilidade do sindicalista Jefferson Dantas) recorreu da decisão e obteve na presente data o reconhecimento da legitimidade do Sinter na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da nossa categoria. Vide sentença do Processo nº 0804603-81.2016.8.23.0010.

Alertamos nossos sindicalizados que uma oposição oportunista e irresponsável, com interesse pessoal em lucros fáceis e sem qualquer compromisso com os professores, orientou os colegas a abandonarem o processo do Sinter e a contratar um profissional jurídico incipiente e insipiente por eles indicado. Reiteradamente alertamos aos nossos educadores que não acreditem no terrorismo adversário.

Somos o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima e lutamos em defesa da categoria desde o ano de 1988, ou seja, 30 anos de ações comprovadas em prol de nossos sindicalizados!

O Sinter somos todos nós!

Terça, 30 Janeiro 2018 18:27

Sinter tem audiência com a SAMP

Companheiros, estivemos na manhã de segunda em audiência na SAMP, na pauta RSC, Enquadramento dos técnicos da união no PUCRES, abertura do prazo para os professores da união optarem pela carreira EBTT e PEC 199 hoje EC 98.

Estamos produzindo um panfleto que deve chegar às escolas com os esclarecimentos devidos a todos os educadores.

A tarde estivemos juntos com a base para realizar um estudo sobre a portaria 115/18 que regulamenta as atividades extra classe. Nesta reunião nos preparamos para reunião de terça feira, 30/01 na SEED onde iremos cobrar mudança naquilo que fere a legislação e prejuízo a o professor.

Sinter Articulação Sindical na luta pelo direitos dos Trabalhadores em Educação.

Após várias reuniões nos ministérios da Educação e do Planejamento, bem como com os senadores da República, o SINTER conseguiu, através da Medida Provisória nº 817, de 5 de janeiro de 2018, a opção pela Carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) aos Professores Federais das Carreiras do Ensino Básico do Ex-Território.

De acordo com o diretor geral do SINTER, Flávio Bezerra, o prazo para opção de enquadramento na respectiva carreira é de 180 dias a contar de 5 de janeiro de 2018.

"Os professores que desejarem a mudança de Plano de Carreira devem se dirigir à SAMP-RR [Supertintendência de Administração do Ministério do Planejamento em Roraima], para protocolarem sua solicitação através de Requerimento e Termo de Opção, ou dirigir-se ao sindicato para tirarem suas dúvidas", explicou Flávio Bezerra.

A Frente Sindical e Popular de Lutas do Estado de Roraima, formada por cerca de 50 entidades sindicais e organizações sociais, tiveram participação significativa no carnaval boa-vistense, com a presença de um bloco de rua que reuniu mais de cem brincantes e foi destaque na festa carnavalesca realizada na noite de ontem no centro de Boa Vista.

A Frente Sindical foi criada com o objetivo de mobilizar as entidades sindicais numa campanha contínua contra a aprovação da Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer e que tramita no Congresso Nacional e que, de acordo com os sindicalistas – trará prejuízos enormes para a classe trabalhadora.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima (Sindsep-RR), José Carlos de Oliveira Gibim, a proposta do movimento é continuar denunciando as arbitrariedades praticadas pelo governo Temer contra a classe trabalhadora e ao mesmo tempo procurando sensibilizar a sociedade para que falam uma adesão ativa na campanha contra a aprovação da Reforma da Previdência.

“Avaliamos que nossa presença em bloco no carnaval faria a diferença, pois seria a oportunidade de participamos de uma festa popular e ao mesmo tempo levarmos a nossa mensagem de protesto, de denúncia e de alerta contra as arbitrariedades praticadas pelo governo Temer contra os trabalhadores e com a conivência da maioria da nossa bancada parlamentar”, disse Gibim.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), Flávio Bezerra da Silva, a primeira noite de carnaval do Bloco da Frente Sindical foi muito positiva e atingiu os objetivos das lideranças sindicais.

“Nossas metas foram atingidas e conseguimos passar nossa mensagem de protesto e de esclarecimento para parcela significativa da população que estava presente no centro de Boa Vista. O sucesso foi tão positivo que hoje a noite estaremos na avenida mais uma vez para reforçarmos nossa luta contra a aprovação da Reforma da Previdência”, disse o líder sindical.

A presença do movimento feminista foi um dos destaques do bloco e de acordo com uma das coordenadoras do Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur), Rosi Oliveira, as mulheres que integram o Numur estão sempre presente nas manifestações em defesa dos direitos da classe trabalhadora e no combate à violência contra a mulher.

Fonte: http://sakso.com.br/portal/2018/02/13/sindicalistas-colocaram-o-bloco-na-rua-contra-a-reforma-da-previdencia-e-outras-mazelas-praticadas-contra-os-trabalhadores/

O SINTER convida todos os professores que estão fazendo mestrado e/ou doutorado no exterior para uma reunião nesta quinta-feira, 1º de março, na sede do Sinter, às 18h30, com a participação do professor doutor Edson Roberto Oiagen, o qual irá explicar e esclarecer todas as dúvidas sobre a legislação e a Resolução 03 do MEC, referente à validação dos títulos adquiridos no exterior para nível de progressão.

Terça, 06 Março 2018 18:14

Mês da Mulher no Sinter

O Sinter iniciou as comemorações do Dia Internacional da Mulher em primeiro de março, com extensa programação para as trabalhadoras em educação da categoria.

A ideia da campanha de combate ao assédio foi das diretoras do Departamento da Mulher Antônia Pedrosa e Cecília Cardoso, e surgiu quando a diretora do Departamento da Mulher, Antônia Pedrosa foi vítimizada e deparou-se com a falta de informação e procedimentos relativos ao ocorrido. Imediatamente a diretoria do Sinter pensou em divulgar a todas as trabalhadoras (e trabalhadores também!) como enfrentar esse tipo de situação.

O lançamento da Campanha contra o Assedio Moral/Sexual no ambiente de trabalho das educadoras foi com panfletagem na Secretaria de Educação junto às colegas e na Escola Maria das Dores Brasil com palestra ministrada pela psicóloga Maria Cecília e Katherine abordando assédio moral/sexual, formas, denúncia e procedimentos.

As palestras estão previstas para além do mês de março e qualquer escola pode solicitar a equipe do Departamento da Mulher o agendamento e uma visita. No dia 08, um ato público, contra o desmonte da aposentadoria, e das políticas públicas para as mulheres, na praça do centro cívico, com vasta programação e denúncias.

Ainda em março teremos um momento de diálogo, programação é a I Confraternização de Mulheres Trabalhadoras em Educação que ocorre dia 25/03, no Banho do Sinter. Você sindicalizada retira sua pulseira de acesso ao evento e participa de uma manhã de lazer memorável com brincadeiras, brindes e performances totalmente dedicadas às trabalhadoras da educação. Participe!!!

O Sinter está com você nessa luta!!!

O Sinter realiza nos dias 9 e 10 de março o I Encontro de Representantes de Escolas de 2018. O evento está sendo realizado no auditório do Hotel Uiramutam, no Centro de Boa Vista.

Confira a programação do evento

09/03 (SEXTA-FEIRA)

15H: PALESTRA SOBRE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO - 
Palestrante: Cecilia Katherine;
Mediadora: Antônia Pedrosa.

16H30: Intervalo – Lanche;

17H: MESA REDONDA DAS COMISSÕES - Mediadora: Cecília Melo.

• PLANO DE CARREIRA PARA OS TÉCNICOS EDUCACIONAIS – Michel Nogueira;
• FUNDEB – Cheiliana Lima;
• CONSELHO DE EDUCAÇÃO/SAPEB: Gesiel Silvestre;
• CGPEB – Valdemar Santos;
• FEDERAIS – Ornildo Souza.

18H: DEFINIÇÕES DO PLANO DE LUTA PARA 2018 – Jefferson Dantas.

21H: ATIVIDADE CULTURAL E JANTAR.

10/03 (SÁBADO)

9H: PANORAMA DAS ESCOLAS- Mediadores: Jefferson Dantas e Ornildo Souza.

11H: MESA REDONDA: IDEOLOGIA DE GÊNERO E LEI DA MORDAÇA PL 081
Mediadoras: Antônia Pedrosa e Célia Macêdo. 
Palestrante: Andrea Vasconcelos;
Palestrante: Josinaldo Barboza.

12H: ALMOÇO;

14H: ELABORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LUTA DO SINTER - Mediadores: Jefferson Dantas e Ornildo Souza.

18H: ENCERRAMENTO DO ENCONTRO DE REPRESETANTES.

Os técnicos educacionais de Roraima decidiram por uma Paralisação de Advertência no próximo dia 28 de março, quarta-feira, para protestar contra o não cumprimento das reivindicações da categoria por parte do Governo do Estado.

Os profissionais estão programando uma manifestação em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), a partir das 8h, para cobrar do governo as sua demandas e a implantação do PCCR-TEC (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Técnicos Educacionais).

Confira as principais reividicações que não foram cumpridas pelo Governo:

1 - Implantação do Plano de Carreira para os Técnicos Educacionais de Roraima (NEGADO);

2 - Restabelecimento do pagamento do Adicional Noturno (NEGADO);

3 - Abono PROFUNCIONARIO aos servidores de nível médio Efetivos (NEGADO);

4 - Reajuste do valor do Abono Profuncionario (NEGADO);

5 - Continuação do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação - PROFUNCIONARIO pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - CEFORR (NEGADO);

6 - Formação em Serviço em Curso Superior na área de atuação dos técnicos educacionais na Educação Básica (NEGADO);

7 - Pagamento das Progressões do Plano do Quadro Geral antigo Lei 392/2003 e Plano Geral novo Lei 1032/2016 (NEGADO).

Boa Vista-RR, 16 de Março de 2018.

MICHEL NOGUEIRA
Diretor dO Departamento dos Técnicos Educacionais de Roraima (DETE)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima
(SINTER)

Mulheres sindicalizadas do Sinter venham participar da I confraternização alusiva ao dia Internacional das Mulheres. O evento estará repleto de atividades, além de brindes, café da manhã e um delicioso almoço.

Para participar, faça sua inscrição no Sinter e retire a pulseira de acesso ao evento.

Local: Sede Social do Sinter (Banho do Sinter), localizada no Água boa.

Dia: 25 de março ( domingo), a partir das 8h.

Mulheres, vocês merecem esse momento de alegria e lazer. Venham todas!

Página 1 de 6
logooriginal.png

O Sinter originou-se de uma associação denominada APAIMA (Associação dos Professores de Roraima).

© Copyright 2018 Agencia Amazonia digital. All Rights Reserved.

Search