Sexta, 15 Junho 2018 14:49

Sinter participa de reunião com secretários estaduais para tratar da pauta de reivindicação da categoria

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter) esteve reunida na última sexta-feira, 15, com os secretários estaduais da Fazenda e da Educação, Leocádio Vasconcelos e Cristina Paim, respectivamente.

Na pauta da reunião estavam as principais reivindicações da categoria, tendo como destaque a restituição do valor retirado indevidamente sobre o valor da Gratificação de Incentivo à Docência (GID) e sobre as progressões verticais e horizontais.

Estiveram na mesa de negociação - representando o Sinter - os professores Jefferson de Souza Dantas, diretor jurídico e diretor geral interino;  Cheiliana Lima da Silva, diretora do departamento de política e formação sindical e Valdemar Jose da Silva Junior, do departamento dos estaduais.

Na oportunidade, os secretários afirmaram que receberam a orientação da governadora Suely Campos (PP) de resolver as pendências existentes em relação as pautas dos trabalhadores em educação.

Entretanto, ambos pediram um prazo maior para analisar os pleitos e as condições financeiras do estado para que possam apresentar propostas objetivo para a categoria, tendo em vista que estão há poucos dias nos cargos.

“Estamos atentos para essas questões apresentadas pelo Sinter e vamos na maior brevidade possível analisar cada situação para que possamos falar com propriedade e de fato dizer o que será possível fazer e de que maneira”, disse o secretário da Fazenda.

“Para se ter uma ideia, mesmo antes de assumir eu já havia solicitado um levantamento minucioso sobre a questão das progressões horizontais e funcionais e nossa assessoria já está em fase de conclusão da análise para que na próxima reunião possamos discutir com base em dados objetivos”, disse Cristina Paim.

SINTER:  De acordo com os dirigentes do Sinter, a próxima reunião com os novos secretários estaduais ficou agendada para o dia 02 de julho, quando esperam sair do encontro com resultado positivo para apresentar para a categoria.

De acordo com o professor Jefferson Dantas, os diretores entenderam que de fato os novos secretários precisavam de um tempo para se situarem sobre as questões e para apresentarem soluções que atendam aos anseios, as necessidades e os direitos dos trabalhadores em educação.

“Compreendemos que os novos secretários precisem do tempo que pediram e vamos aguardar o prazo que pediram. Pois o que queremos é que as reivindicações legitimas da nossa categoria sejam atendidas. Caso isso não ocorra, vamos procurar outros mecanismos para que isso aconteça, ou seja, temos o caminho da Justiça e o da mobilização da categoria através de manifestações, paralisações e em último caso, greve”, disse Jefferson Dantas.

© Copyright 2018 Agencia Amazonia digital. All Rights Reserved.